Será possível morar na Lua? Veja o novo achado dos cientistas

Em 2008, tecnologia infravermelha detectou possíveis vestígios de gelo no polo sul da Lua. Pouco depois, em 2009, a NASA identificou água na Lua durante a colisão de um sensor em sua superfície. A água na superfície lunar atraiu grande interesse e muitas missões à Lua confirmaram sua presença. Não há dúvida de que a maior parte da superfície lunar abriga água, embora a quantidade seja muito menor do que na Terra. Agora, a China chega para provar que todas essas descobertas eram verdadeiras.
Leia mais: Morar na Lua? NASA descobriu caverna na lua para habitação
Tem água na Lua?
De acordo com um novo estudo publicado na revista “Nature Geoscience”, trilhões de quilogramas de água podem estar dispersos na Lua, “aprisionados” em minúsculas esferas de vidro que podem ter se formado quando asteroides atingiram a superfície lunar.
Uma espaçonave chinesa pousou em 25 de junho em pastagens na região da Mongólia Interior da China, transportando as primeiras amostras de solo (terra, rochas) do lado oculto da Lua. É a primeira vez que algo assim é conseguido e o estudo delas é aguardado com grande interesse.
Como se tornou conhecido, a presença de água foi detectada nas amostras, um fato muito importante, pois é a primeira vez que o material da vida foi encontrado em material da superfície lunar.
A equipe de pesquisa, liderada pelo professor Hu Sen do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, após analisar 117 esferas de vidro, descobriu que elas resultaram de um impacto nos solos lunares e contêm água. As esferas são formadas por micrometeoritos que bombardeiam a superfície da Lua, que não possui a proteção da atmosfera.
De acordo com a Academia Chinesa de Ciências, foram encontrados “moléculas hidratadas” nas amostras. Registros de radar e outros tipos de observações indiretas indicaram a presença de água em forma congelada no subsolo da Lua, principalmente em regiões do Polo Sul, enquanto alguns estudos falam da existência de água congelada no subsolo de crateras escuras em outras regiões do nosso satélite natural.

Da Lua seca para a Lua úmida
A pesquisa fornece uma resposta a uma pergunta que tem intrigado os cientistas por anos. Por décadas, eles tentaram determinar como a água é armazenada na Lua, especialmente em áreas fora dos polos lunares, onde o gelo de água pode existir em maior abundância.
Essencialmente, o estudo preenche algumas lacunas em uma teoria sobre o ciclo lunar da água.
“Para manter um ciclo de água na superfície da Lua, deve haver uma camada hidratada (reservatório) em profundidade nos solos lunares”, dizem os cientistas.
Os autores do último estudo tiveram como objetivo identificar um possível reservatório de água investigando mais a fundo as esferas de vidro formadas durante a colisão de asteroides. E a equipe descobriu que os minúsculos objetos de vidro estavam incorporados com quantidades significativas de água.
Leia mais: Coisa de cinema? Veja se a areia movediça existe de verdade
Por que a humanidade procura água na Lua?
Por fim, a presença de água na Lua, mesmo que em forma congelada, será um aliado valioso para consolidar a presença humana por lá. Assim, se houver água no subsolo da Lua e se encontrar uma maneira de extraí-la, poderá ser possível usá-la tanto para consumo quanto para processamento e outras aplicações.
Com as visões de colônias no satélite da Terra, a água será um recurso natural essencial. Não somente para beber ou usar para cozinhar, lavar e nutrir plantas. Na verdade, seu verdadeiro valor reside em seus elementos constituintes, oxigênio (respiração) e hidrogênio (combustível).
Dessa forma, é possível usar o oxigênio da água para as pessoas respirarem na Lua. Enquanto isso, é possível usar o hidrogênio como combustível para foguetes e espaçonaves.
Por outro lado, até que ponto a água na Lua é facilmente utilizável é uma questão completamente diferente. O cenário mais positivo seria a existência de um “manto” de gelo na superfície da Lua. Porém, as coisas se complicam se a água estiver misturada com o solo no subsolo e sua extração exigir a escavação de grandes quantidades de solo. No entanto, o que podemos afirmar com certeza agora é que há água na Lua.