Receita de peta tradicional de interior quentinha, minha mãe que fazia

Você já ouviu falar em peta? Esse biscoito de polvilho marcou a minha infância no interior e também marcou a infância de muita gente. Nada melhor do que acordar e ter aquela peta quentinha saindo do forno, a minha mãe mesmo, sempre fazia e faz até hoje. Ou então, vai dizer que não gostaria de comer aquela peta caseira deliciosa com um café coado feito na hora. O biscoito de polvilho, ou peta do interior é aquela delícia que marca a nossa infância e também a fase adulta. Eu amo até hoje e, por isso, trouxe aqui uma receita de peta tradicional de interior que veio diretamente da minha cidade. Confira então logo abaixo!
Leia mais: Devo lavar frutas e vegetais com vinagre? Veja o jeito certo!
Dados nutricionais da peta caseira de interior
Mas, você pode estar se perguntando se a peta é um biscoito saudável. Na verdade, é importante saber que há várias formas de prepará-la, inclusive, você pode adaptar os ingredientes. Então, a sua composição e os seus dados nutricionais podem mudar. E, como tudo na vida, é necessário ter moderação, dessa forma, é perfeitamente possível acrescentá-la em uma dieta de emagrecimento.
Agora, se você quiser ter uma ideia da sua tabela nutricional, aqui vai uma média para você. Vamos considerar uma porção de 7 biscoitos, até porque, convenhamos, é impossível parar em um só! Vamos lá!
7 unidades de peta caseira do interior, normalmente contém cerca de:
- Calorias: 135 kcal
- Gorduras: 4,6g
- Carboidratos: 20 g
- Proteínas: 0,8 g
- Fibras: 1,8g
- Sódio: 204mg
Leia mais: O truque para fazer pipoca crocante no saco de pão que tem que conhecer
Receita tradicional de peta caseira do interior

Agora que você já sabe que é, sim, possível comer a peta caseira do interior na sua dieta, veja como preparar o mais gostoso que você irá provar
Ingredientes:
- 200 ml de água
- 1 colher de sobremesa de sal
- 200 ml de leite
- 500 g de polvilho doce
- 200 ml de óleo
- 3 ovos
Modo de Preparo:
- Em uma panela, acrescente a água, o leite, o óleo e a colher de sal.
- Leve ao fogo.
- Em um recipiente separado, acrescente 500 g de polvilho doce e misture um pouco com a colher.
- Então, quando a mistura que você levou ao forno já estiver bem quente, jogue-a por cima do polvilho doce no outro recipiente. O objetivo aqui é escaldar. Mexa bem.
- Reserve e aguarde resfriar.
- Após a massa resfriada, acrescente os três ovos. Porém, não acrescente todos de uma vez! Uma dica aqui é sempre quebrar cada ovo separado em um outro recipiente menor e só depois jogar no recipiente com a massa, isso porque, caso um deles esteja estragado, você não perderá a massa toda. Além disso, vá adicionando os ovos um por um.
- Após adicionar cada ovo, misture bem a massa com a mão. Vá amassando bem. Como são os ovos que darão a consistência à massa, é importante ir adicionando e amassando a massa após acrescentar cada um, pois às vezes um ovo pode ser maior, então a massa poderá ficar mais mole, neste caso, às vezes dois ovos podem ser o suficiente.
- Para saber o ponto certo da massa, pegue um pouco com uma colher, ela deverá ficar mole, mas não escorrer, apenas escorrerá se você sacudir a colher, pois a massa deve ter uma liga.
- Após adicionar os ovos, coloque a massa dentro de um saco plástico e corte o bico do saco para “desenhar a peta”.
- Então, em uma bandeja que possa ir ao forno, vá desenhando as petas lado a lado.
- Pré-aqueça um forno a 180 graus. Não precisa nem mesmo untar a assadeira.
- Por fim, deixe no forno em temperatura média para alta por cerca de 40 minutos. Porém, o tempo irá depender do seu forno, então, fique atento(a).