Mousse de café: perfeita para quem ama café e quer manter a forma

Baixas calorias, fácil de preparar e rico em sabor! Sim, você ouviu bem! Hoje, vamos revelar como fazer a mousse de café mais fácil e leve.
É difícil encontrar alguém que não goste de um café aromático, e ainda mais difícil encontrar quem tenha conseguido resistir aos doces. Isso provavelmente explica por que os doces que têm o sabor do café são tão bem-sucedidos!
Inclusive, se você faz parte das pessoas que cuidam da alimentação e adoram doces simples e com poucas calorias, ficará entusiasmado com a nossa receita de hoje. Iogurte, queijo creme, creme de leite e um espresso duplo são suficientes para um delicioso doce gelado que se prepara rapidamente e é consumido ainda mais rápido, sem culpa.
Assim, a mousse de café leve é uma sobremesa que, sem dúvida, você vai adorar! Talvez até se torne o seu doce favorito.
Mas, antes de revelar esta receita, vamos ver qual país inventou a mousse e o que ela significa.
Leia mais: Receita única e fácil de torta de chocolate sem açúcar, leite, ovo e farinha
História da mousse
Primeiramente, a mousse é uma invenção francesa que significa “espuma”, assim como é a sua textura tradicional. No entanto, algo que muitos não sabem é que uma mousse pode ser doce ou salgada.
As mousses salgadas podem ser feitas de carne, peixes e mariscos, foie gras, queijo ou vegetais. Enquanto isso, as mousses doces são geralmente feitas com claras de ovos batidas, chantilly, ou ambos, e aromatizadas com chocolates, café, caramelo, baunilha ou purê de frutas.
Além disso, mousses são geralmente refrigeradas antes de serem servidas, o que lhes confere uma textura mais densa. Essa técnica evoluiu através da tradição culinária francesa. Hoje, a sobremesa é uma das mais populares do mundo. Agora que falamos sobre os tipos de mousse e quem inventou este doce popular, vamos fazer a nossa própria mousse de café especial.
Leia mais: Homus: aprenda a receita do prato mais disputado do mundo
Como fazer uma mousse de café leve?
É difícil encontrar alguém que não goste de mousse, ou que pelo menos já não tenha experimentado essa sobremesa. Eu, pessoalmente, acredito que se você experimentou e não gostou, pode ter experimentado algo errado. Por exemplo, é sempre necessário se atentar ao sabor, à textura e à quantidade dos ingredientes. Além disso, pequenas mudanças no modo de fazer podem alterar o resultado final. Por isso, a seguir você confere o passo a passo.
Ingredientes
- 200 gramas de iogurte
- 240 gramas de creme de queijo
- 120 gramas de creme de leite
- 1-2 colheres de sopa de açúcar
- 1 expresso duplo (60ml)
Instruções
1. Inicialmente, prepare o expresso e dissolva o açúcar enquanto estiver quente. Deixe esfriar bem.
2. Em seguida, misture o iogurte e o creme de queijo em uma tigela.
3. Bata bem o creme de leite e reserve.
4. Adicione o café à mistura de iogurte e queijo e homogenize.
5. Deixe descansar na geladeira antes de servir.
Dicas para mousses de café leves e macias
- Quanto mais integrais forem os três ingredientes básicos, mais satisfatória será a textura da mousse. Porém, se optar por produtos light, a textura pode não ser ideal.
- Para garantir a firmeza da mousse, você pode adicionar um pouco de gelatina, embora não seja necessário.
- Pode-se fazer com café instantâneo, dissolvendo 1-2 colheres de sopa em 50-60 ml de água. Porém, o sabor será mais forte, ligeiramente mais amargo e menos aromático.
- Antes de colocar a mousse na geladeira, é bom dividi-la em potinhos individuais.
- Pode-se servir com grãos de café, raspas de chocolate, polvilhar um pouco de café instantâneo ou servir sobre biscoitos triturados, como um crumble improvisado.
- Não é recomendada para crianças menores de 12 anos, pois contém café!
- Pode ser conservada na geladeira por 2-3 dias.