Quem inventou o horário de verão e por quê? A reposta vai te surpreender

A mudança de horário, como no horário de verão, foi criada originalmente para aproveitar melhor a luz natural e economizar energia elétrica. Assim, ao adiantar os relógios durante os meses mais longos, as pessoas aproveitam mais horas de sol, reduzindo o uso de iluminação artificial.
No entanto, desde 2019 o Brasil aboliu o uso do horário de verão. Esta decisão foi tomada pelo governo devido a estudos que mostraram que a economia de energia já não era tão significativa quanto antes, devido a mudanças no consumo de eletricidade. Além disso, havia relatos de impactos na saúde das pessoas, como distúrbios no sono e no humor.
O Brasil, portanto, parou de mudar a hora no verão, mantendo o mesmo horário durante todo o ano. Em outros países, como nos Estados Unidos e na Europa, a troca do horário de verão ainda ocorre. Por exemplo, na União Europeia, a mudança acontece no último domingo de março (adiantando 1 hora) e no último domingo de outubro (atrasando 1 hora).
Leia mais: Descubra o que é o cilindro na ponta do cabo dos carregadores
Mudança de horário no inverno na Europa
O horário de inverno na Europa muda sempre no último domingo de outubro.
Mais especificamente, na noite do último sábado, depois de 12 da noite (ou seja, já domingo), quando chegarmos às 4:00 da manhã, voltamos o relógio uma hora, para 3:00.
Próximas mudanças de horário no inverno
- Mudança de horário em 2024: domingo, 27 de outubro
- Mudança de horário em 2025: domingo, 26 de outubro
- Mudança de horário em 2026: domingo, 25 de outubro e assim por diante.
Leia mais: Como funciona a técnica 5/25 usada por Warren Buffett para ter sucesso?
Mudança de horário no verão na Europa
O mesmo vale para a mudança de horário de verão, mas com algumas diferenças, conforme segue:
No último domingo de março, novamente após 12 da noite de sábado (ou seja, na madrugada de domingo), quando o relógio marcar 3:00, adiantamos uma hora para 4:00.
Próximas mudanças de horário no verão
- Mudança de horário em 2024: domingo, 31 de março
- Mudança de horário em 2025: domingo, 30 de março
- Mudança de horário em 2026: domingo, 29 de março
e assim por diante.
Planos de mudanças na Europa
De acordo com uma diretiva europeia, há a possibilidade de que alguns ou todos os países da Europa parem de seguir o processo de mudança de horário. Especificamente, os países poderão escolher se desejam manter permanentemente o horário de verão ou o de inverno. Qualquer que seja a escolha, ela permanecerá fixa e não mudará a cada semestre.
Estados Unidos
O horário de verão começa no segundo domingo de março e termina no primeiro domingo de novembro.
Leia mais: Por que os elevadores têm espelhos? A resposta irá te surpreender
Quando ganhamos ou perdemos uma hora quando muda a hora?
Com a mudança de horário, ganhamos ou perdemos uma hora dependendo se estamos entrando ou saindo do horário de verão (Daylight Saving Time).
Então, quando entramos no horário de verão (normalmente na primavera), perdemos uma hora. Os relógios são adiantados em uma hora, geralmente das 3:00 para as 4:00, para aproveitar mais as horas de luz do dia à tarde.
No entanto, quando saímos do horário de verão (geralmente no outono), ganhamos uma hora. Os relógios voltam uma hora, geralmente das 4:00 para as 3:00, permitindo uma hora extra de sono naquela noite.
Leia mais: O megatsunami que fez a Terra tremer por 9 dias e você não percebeu
Mas quando começou a mudança de horário pela primeira vez e quem o inventou?
A mudança de horário foi implementada pela primeira vez durante a Primeira Guerra Mundial. O primeiro país a adotar essa prática foi a Alemanha, em 1916, como medida de economia de energia durante a guerra, para aproveitar melhor a luz natural do dia e reduzir o uso de iluminação artificial.
Outros países, como o Reino Unido e os Estados Unidos, logo seguiram o exemplo. No entanto, algumas fontes históricas indicam que a ideia foi proposta muito antes, por Benjamin Franklin, em 1784, embora não tenha sido adotada na época. Gradualmente, a prática voltou a ser usada durante a Segunda Guerra Mundial e foi mantida em muitos países mesmo em tempos de paz.