5 lugares da sua casa em que você não deve colocar seu ar-condicionado portátil

O ar-condicionado portátil veio para facilitar a nossa vida e isso ninguém questiona. Porém, dependendo de algumas condições do ambiente e de uso, ele pode ter a sua eficiência reduzida significativamente. Inclusive, você sabia que é importante saber onde posicioná-lo a fim de aumentar a sua eficiência energética? Isso mesmo! Por exemplo, ambientes amplos, que possuam muitos dispositivos eletrônicos no mesmo espaço, ou até mesmo locais que não possuam janelas podem ser uma pedra no seu sapato. Por isso, veja aqui algumas dicas sobre o posicionamento do ar-condicionado portátil e locais que você deveria evitar a todo custo.
Leia mais: Nubank libera 10 GB de internet grátis: veja como usar a sua!
Posicionamento do ar-condicionado portátil: o que você deve saber?
É importante saber que não é por acaso que cada ar-condicionado tenha BTUs correspodentes. O termo BTU vem do inglês “British Thermal Unit” e corresponde à capacidade do dispositivo de resfriar ou de aquecer um local. Portanto, é importante observar essa medida, para adequar a potência do aparelho à metragem do espaço.
Leia mais: O que é o WPS do roteador e por que ele pode te colocar em grande risco?
Dicas de instalação do ar-condicionado portátil
É necessário saber que apesar desses dispositivos serem práticos e normalmente fáceis de instalar, deve-se escolher um local próximo a uma janela e ambiente adequado para realizar a instalação.
Além disso, normalmente há uma mangueira juntamente com o aparelho, que faz parte do kit de exaustão e a qual o usuário deve dispor próximo a uma janela para eliminar o ar quente que o aparelho irá gerar.
Vale ressaltar também que é importante se atentar ao tipo de tomada do aparelho para garantir o aporte adequado de energia.
Obviamente, o usuário deve evitar locais com obstruções e deve sempre ler o manual, pois é nele que encontrará as informações corretas de instalação para o dispositivo em questão. Além das orientações em relação às suas configurações iniciais, à sua limpeza e outros tópicos importantes.
Leia mais: 5 lições das civilizações antigas para manter sua casa fria no calor, sem gastar quase nada
Posicionamento do ar-condicionado: onde nunca instalar o seu ar-condicionado portátil
Muita gente não sabe, mas essas são dicas essenciais que podem aliviar, e muito, o seu bolso. Portanto, confira!
1. Locais com muitos dispositivos eletrônicos
Aqui está uma dica da qual muita gente não sabia. Mas, por que não é ideal a instalação do ar-condicionado portátil nesses ambientes? Simplesmente porque pode haver uma interferência térmica. Lembre-se de que há muitos dispositivos que eliminam ar quente durante o seu funcionamento. Uma dica aqui é reorganizar o ambiente e a disposição desses dispositivos espaçando-os bem, ou os dispondo em cômodos diferentes, o que seria o ideal. Além disso, tente sempre ventilar bem o local para que esse ar quente não se acumule em um único cômodo.
2. Grandes espaços
Aqui a dica é até óbvia. Caso o usuário instale o ar-condicionado portátil em ambientes grandes, a capacidade de resfriar o ambiente pode ficar comprometida. Mesmo que a potência em BTUs de alguns dispositivos seja adequada para resfriar um ambiente maior, lembre-se de que a maioria é suficiente apenas para ambientes pequenos. Normalmente não mais do que 15 metros quadrados.
Sem contar que, provavelmente para tentar resfriar um ambiente maior, o usuário terá que reduzir a temperatura do aparelho, o que nem sempre resolverá o problema. Na verdade, apenas irá criar novos problemas: aumentar o valor da conta de luz, além de desgastar peças do ar-condicionado, como o compressor, por exemplo.
Leia mais: Desumidificador: veja os benefícios e como pode facilitar sua vida
3. Locais com pouca ventilação
Você deve estar se perguntando: mas a função do ar-condicionado não é justamente ventilar e resfriar o ambiente? Sim, mas, para que ele funcione adequadamente, é importante que o ar frio circule e que ocorra a troca do ar quente pelo ar frio com maior eficiência. Dessa forma, a falta de circulação adequada pode levar a um aumento do gasto energético e dificultar a circulação do ar frio, o que compromete o resfriamento do ambiente.
4. Locais com muito sol
Caso haja a incidência de luz solar direta intensa em um cômodo, a temperatura do local poderá aumentar de forma a prejudicar a eficiência do ar-condicionado portátil. Portanto, o importante é evitar áreas em que exista uma grande exposição à luz solar. Outra dica é usar blackouts para reduzir o efeito da luz do sol no ambiente.
Leia mais: O que é o inverter do ar-condicionado? Será se vale a pena?
5. Ambientes sem janela
Por fim, tanto ambientes que não possuam janelas, quanto ambientes longe de janelas não são locais para instalar o seu ar-condicionado portátil. Isso porque, você deverá dispor a mangueira que elimina o ar quente do dispositivo em uma janela, isso para que o ar quente seja trocado pelo frio. Caso contrário, o seu aparelho não terá o efeito desejado.
Além disso, caso o aparelho esteja longe de uma janela, mesmo que a mangueira seja comprida o suficiente, a sua eficiência será reduzida, já que ela também exala ar quente na sua extensão.