Cenário bíblico em praia: milhares de libélulas ‘atacam’ banhistas

O pânico tomou conta de uma praia quando milhares de libélulas apareceram, levando as pessoas a gritarem. Imagens impressionantes capturaram um enxame de libélulas transformando uma praia de Rhode Island, nos EUA, em um cenário que lembrava uma praga bíblica no último fim de semana.
Rhode Island é o menor estado dos Estados Unidos em termos de área e está localizado na região da Nova Inglaterra, no nordeste do país. Faz fronteira com Massachusetts ao norte e ao leste, com o Oceano Atlântico ao sul e com Connecticut a oeste.
Assim, milhares de libélulas apareceram de repente na praia de Misquamicut, em Westerly, no sábado passado (27/7). Esses insetos formaram uma enorme nuvem e começaram a zumbir, passando por debaixo de guarda-sóis e cadeiras onde os banhistas surpresos estavam sentados.
“Eu estava aproveitando um belo dia na praia até sermos atingidos por uma invasão de libélulas”, disse uma mulher que vivenciou a cena ao WCVB.
Alguns veranistas se esconderam ou deixaram a praia, indo para seus carros. No entanto, outros pareciam estar aproveitando a situação. Algumas crianças gritavam, enquanto outras batiam nos insetos com pás e baldes de água. Outra testemunha chamou o incidente de “invasão”.
Leia mais: Olho do Dragão: veja onde fica o lugar da lenda dos Vikings
O que são as libélulas?
As libélulas são dos primeiros insetos alados na Terra, realizam a maior migração entre todos os insetos e são os predadores mais eficientes do reino animal. Elas passam os primeiros estágios de suas vidas na água como insetos aquáticos. São importantes para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, tanto como predadores quanto como alimento para outros animais.
Quais são as características das libélulas?
As libélulas são insetos muito interessantes, dotados de características únicas que lhes conferem uma habilidade excepcional no voo e na caça. Com duas asas anteriores e duas posteriores que podem bater de forma independente, elas conseguem voar em todas as direções, parar no ar e realizar manobras rápidas com precisão.
Seus olhos grandes e de várias facetas, que ocupam a maior parte da cabeça, fornecem uma visão quase de 360 graus, permitindo-lhes detectar movimento e caçar presas de maneira eficaz.
O corpo alongado e aerodinâmico das libélulas facilita seu voo rápido e ágil. Suas mandíbulas fortes e afiadas capturam e devoram outros insetos, sua principal fonte de alimento. Essas características tornam as libélulas predadores eficientes e criaturas impressionantes da natureza.
Leia mais: Viver 400 anos? Tubarão pode ser a chave para a longevidade humana
A reprodução e a relação com os humanos
Segundo o WBUR, as libélulas formam enxames nos meses de verão quando se reproduzem ou quando lançam pequenas presas ao ar por perturbações climáticas ou atividades humanas.
Os enxames de libélulas podem chegar a bilhões, e os grupos podem ser tão grandes que os sistemas de radar conseguem detectá-los. Elas alimentam-se principalmente de mosquitos e várias moscas, mas também são conhecidas por caçar pequenos mamíferos. No entanto, não representam perigo para os humanos.
Pelo contrário, podemos dizer que nos ajudam, pois comem o inseto mais mortal do mundo: o mosquito.