9 melhores frutas para perder peso, segundo especialista

As frutas são o “lanche da natureza”, cheias de vitaminas, fibras e outros nutrientes que apoiam uma dieta saudável. Uma das primeiras dicas que os nutricionistas e nós profissionais da saúde damos para quem quer perder peso é substituir doces por frutas saborosas. Mas quais são as melhores frutas para perder peso? Para resolver essa dúvida, consultamos uma profissional da saúde.
As melhores frutas para perder peso
Além de serem ricas em fibras, grande parte das frutas é baixa em calorias, o que pode ajudar na perda de peso. Na verdade, o consumo de frutas está associado a um menor peso corporal e a um risco reduzido de diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardíacas. Continue lendo para descobrir 8 das melhores frutas para perda de peso. Mas, é claro, desde que o seu consumo seja moderado.
1. Grapefruit
O grapefruit é um cruzamento entre pomelo e laranja. É comumente associado a várias dietas e à perda de peso. Metade de um grapefruit contém apenas 39 calorias e 65% da ingestão diária recomendada (IDR) de vitamina C. As variedades vermelhas também fornecem 28% da IDR de vitamina A. Além disso, o grapefruit tem um baixo índice glicêmico, o que significa que libera açúcar no sangue mais lentamente.
Uma dieta de baixo índice glicêmico pode ajudar na perda e manutenção do peso. Além do mais, pesquisas descobriram que o consumo moderado de grapefruit reduz a gordura corporal, a circunferência da cintura e a pressão arterial.
Leia mais: Afinal, a cerveja tem benefícios?
2. Laranja
Como os cítricos em geral, as laranjas são baixas em calorias, mas ricas em vitamina C e fibras. Elas também são muito saciantes, o que ajuda a reduzir o consumo diário de alimentos. Na verdade, as laranjas são quatro vezes mais saciantes que um croissant e duas vezes mais saciantes que uma barra de granola.
Ah, e aqui vai uma dica importante! Embora muitos consumam suco de laranja, estudos mostraram que comer a fruta inteira reduz a sensação de fome e aumenta a sensação de saciedade. Sem contar que, ao consumir o suco, você consome várias laranjas de uma vez. Portanto, se você está tentando perder peso, é melhor comer laranjas do que beber seu suco.
3. Maçã
As maçãs são baixas em calorias e ricas em fibras, tornando-as uma escolha ideal para um programa de dieta. Além disso, elas também são bastante saciantes, o que faz com que você consuma menos outros alimentos ao longo do dia. Especificamente, uma maçã é quase três vezes mais saciante que um chocolate. Sem contar que este é um fruto com muitos benefícios, daí a famosa frase: “Uma maçã por dia mantém o médico longe.”
4. Frutas Vermelhas
As frutas vermelhas, em geral, são de baixa caloria. Por exemplo, meia xícara (74 gramas) de mirtilos contém apenas 42 calorias, fornecendo 12% da IDR de vitamina C e manganês, além de 18% da IDR de vitamina K.
Enquanto isso, uma xícara (152 gramas) de morangos contém menos de 50 calorias e fornece 3 gramas de fibras dietéticas, além de 150% da IDR de vitamina C e quase 30% da IDR de manganês.
As frutas vermelhas também são bastante saciantes. Além disso, o seu consumo pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol, a pressão arterial e a inflamação.
Leia mais: As melhores máquinas de expresso, segundo os consumidores
5. Kiwi
Muito ricos em nutrientes, os kiwis são uma excelente fonte de vitamina C, vitamina E, ácido fólico e fibras, além de oferecerem benefícios significativos para a saúde.
Estudos adicionais observam que o kiwi pode ajudar a controlar o açúcar no sangue. Além de melhorar o colesterol e apoiar a saúde intestinal. Ou seja, todos os benefícios para quem quer perder peso.
Além disso, são ricos em fibras dietéticas que ajudam na perda de peso, aumentam a saciedade e melhoram a saúde intestinal.
6. Abacaxi
Sim, o abacaxi também pode ajudar na perda de peso. Ele é uma fruta baixa em calorias e rica em água, o que pode ajudar a promover a saciedade e a hidratação. Além disso, o abacaxi contém bromelina, uma enzima que pode ajudar na digestão e na redução da inflamação.
A fibra presente no abacaxi também contribui para a sensação de saciedade, ajudando a controlar o apetite e a ingestão de alimentos. No entanto, como com qualquer alimento, é importante consumi-lo com moderação e como parte de uma dieta equilibrada.
7. Melão
Os melões são baixos em calorias e têm alto teor de água, tornando-os uma escolha nutricional ideal. Por exemplo, apenas uma xícara (150-160 gramas) de melão fornece moderadas 46-61 calorias.
Embora baixos em calorias, os melões são ricos em fibras, potássio e antioxidantes, como vitamina C, beta-caroteno e licopeno.
Além disso, o consumo de frutas com alto teor de água pode ajudar na perda de peso. No entanto, eles têm um alto índice glicêmico, por isso é importante controlar as porções consumidas.
8. Banana
Embora as bananas tenham mais calorias do que muitas outras frutas, elas também são mais ricas em nutrientes, fornecendo potássio, magnésio, manganês, fibras, vários antioxidantes e vitaminas A, B6 e C.
Além disso, seu índice glicêmico baixo a médio pode ajudar a controlar os níveis de insulina e regular o peso, especialmente em pessoas com diabetes.
Alimentos de alta qualidade, ricos em nutrientes e baixos em calorias, como as bananas, são essenciais para qualquer programa saudável de perda de peso.
Além do mais, as bananas são bastante saciantes e oferecem muita energia, tornando-se um excelente lanche.
Leia mais: Homus: aprenda a receita do prato mais disputado do mundo
9. Abacate
Metade de um abacate (100 gramas) contém 160 calorias, tornando-o uma das frutas mais calóricas.
Apesar de seu alto teor calórico e de gordura, os abacates podem ajudar na perda de peso. Eles podem ser usados como substituto da manteiga ou margarina.
Você também pode adicioná-los a saladas, smoothies ou molhos, onde, combinados com ovos, proporcionam um sabor semelhante à maionese.