13 filmes incríveis sobre pais e filhos que você deveria assistir

Os filmes sobre pais e filhos oferecem uma janela para o complexo e emocionante mundo das relações familiares. Esses filmes capturam as alegrias, os desafios e as lições de vida que moldam o vínculo entre pais e filhos. Assim, seja através de comédias românticas, dramas profundos ou aventuras emocionantes, essas histórias nos lembram do amor incondicional e da dedicação que define a paternidade. Portanto, prepare-se para uma maratona de filmes que exploram a essência da paternidade e da filiação, oferecendo tanto risos quanto lágrimas e, acima de tudo, uma nova perspectiva sobre o que significa ser família.
Com a celebração do Dia dos Pais de hoje, relembramos os pais cinematográficos que, garantidamente, conseguiram nos tocar profundamente. Porém, esses filmes são tão bons que você deveria assistir mesmo fora do dia dos pais. Então, confira agora a lista!
Leia mais: Deadpool & Wolverine: veja o recorde que o filme quebrou
13 filmes sobre pais e filhos
1. Chef (2014)
O que poderia ser melhor do que um filme para pais? Claro, um filme sobre pais e comida! Em 2014, Jon Favreau (Iron Man, Star Wars) fez uma pausa nos grandes blockbusters para criar um filme acolhedor sobre culinária e renovação.
Carl é um chef renomado em um restaurante de luxo em Los Angeles, insatisfeito com sua vida profissional e afastado de sua família. Após uma explosão inesperada, Carl desiste de tudo, aluga uma food truck e viaja pelos Estados Unidos fazendo sanduíches tradicionais. Então, no caminho, redescobre a si mesmo e renova sua relação com seu filho adolescente.
2. Uma Baba quase perfeita – Ms. Doubtfire (1993)
As comédias sobre pais da década de 90 poderiam facilmente preencher nossa lista. Assim, em filmes dessa época, há pais que se multiplicaram, se transformaram, encolheram, tornaram-se bonecos de neve, cowboys e super-heróis. Assim, no meio disso tudo, destacamos “Uma Babá Quase Perfeita” com o inesquecível Robin Williams, que se disfarçou de governanta para passar mais tempo com seus filhos.
3. O exterminador do futuro 2 – Terminator 2: Judgment day (1991)
Arnold Schwarzenegger e James Cameron retornam repetidamente ao tema do herói super-masculino que descobre seu lado mais terno através das relações com seus filhos, e essa ideia nunca foi mais clara do que quando o implacável “Exterminador” de Arnold se transforma em amigo e protetor do jovem John Connor. Assim, no filme, Connor encontra no Exterminador a figura paterna que falta em sua vida. Então, o T-800 (re)descobre as alegrias da vida (e o linguajar adolescente) em um filme que redefiniu o blockbuster de ação americano.
4. Aftersun (2022)
O queridinho indie de Charlotte Wells, que conquistou o coração dos críticos e figurou em todas as listas de melhores de 2022, segue a breve viagem de Sophie com seu jovem pai no final dos anos 90. Vinte anos depois, Sophie recorda as férias e nos convida para uma jornada agridoce e melancólica.
5. A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas – The Mitchells vs. the machines (2021)
Não é surpreendente que as animações tenham uma presença forte em nossa lista, já que são um meio ideal para explorar temas relacionados aos pais. Desde “A Pequena Sereia” de 1989 e “A Bug’s Life” de 1995, até “Spider-Man: Into the Spider-Verse” de 2018 e o premiado “Pinóquio” de 2022, os animadores exploraram todas as facetas das relações paternas em alguns dos melhores filmes de todos os tempos. Em “Os Mitchells e a Revolta das Máquinas”, Rick é um pai antiquado que tem dificuldades para se conectar com sua filha de 17 anos – então organiza uma viagem em família para fortalecer seu relacionamento.
6. Busca Implacável – Taken (2008)
Certamente, poucas coisas são mais “pai” do que um filme de ação puro. Pais de Hollywood frequentemente enfrentam alienígenas, meteoros, terremotos e outras catástrofes como uma metáfora para os desafios da vida familiar. No entanto, nenhum pai durão é mais emblemático do que Bryan Mills, interpretado por Liam Neeson. Transbordando testosterona, o superagente de Neeson faz tudo para salvar sua filha, em um intenso filme de ação de duas horas.
7. Procurando Nemo – Finding Nemo (2003)
A era de ouro da Pixar nos ofereceu várias histórias sobre pais, incluindo o incomparável “Os Incríveis” de Brad Bird. No entanto, seria um crime não incluir aqui a aventura de Marlin, o peixe-palhaço que atravessou o oceano para se reconciliar com seu filho, em “Procurando Nemo” de 2003. Reposicionando a imagem da animação americana e consolidando o domínio da Pixar, “Procurando Nemo” nos ofereceu uma emocionante Odisseia moderna, enquanto desafiava o padrão da masculinidade tradicional.
8. Interstellar (2014)
A filmografia de Christopher Nolan está repleta de questões paternas, com o clímax sendo o lendário “Inception” de 2009. No entanto, escolhemos aqui um filme um pouco mais otimista, o inesquecível “Interestelar” de 2014, onde um astronauta é chamado para viajar pelo espaço, deixando sua filha na Terra. “Interestelar” é extenso, egocêntrico e complexo – mas o icônico final com Matthew McConaughey no cockpit da nave espacial é um dos momentos mais memoráveis da ficção científica.
Leia mais: 6 livros recomendados pelas maiores livrarias para colocar na sua lista
9. Questão de Tempo – About time (2013)
Aqui está! O filme definitivo sobre pais: o britânico Richard Curtis (“Love Actually”) explora muito mais do que a relação pai-filho, mas a incomparável atuação de Bill Nighy como o pai é a base sólida da narrativa – trazendo lágrimas aos nossos olhos e elevando o filme ao topo do cinema mundial sobre pais.
10. Pai de noiva (1991)
O filme, que este ano é revivido com Andy Garcia, ganhou notoriedade com Steve Martin em 1991. Embora tenha sido feito em uma década diferente, com outros padrões, continua sendo uma doce comédia romântica que inclui Diane Keaton como sogra e explora o que é deixar sua própria família para formar a sua.
11. À Procura da felicidade (2007)
Um dos melhores filmes de Will Smith, onde ele atua ao lado de seu filho Jaden. A história retrata o esforço de um pai para conquistar uma vida melhor para ele e seu filho. Não tenha dúvida que esse filme e um dos melhores filmes sobre pais e filhos das últimas décadas.
12. Querido Menino – Beautiful boy (2018)
Baseado em uma história real, aborda a dependência de drogas e o esforço do pai para ajudar o filho a se recuperar. Uma combinação de ternura e amor duro com duas performances dramáticas impressionantes de Steve Carell e Timothée Chalamet.
Leia mais: Como o maior sucesso da TV em 2024 se tornou polêmico
13. Da Infância à Juventude – Boyhood (2014)
Um filme que levou cerca de 12 anos para ser concluído e conta a história de um divórcio e como isso moldou a adolescência e a vida adulta de um garoto. É um dos filmes mais singulares que você verá, devido ao tempo envolvido na produção. Richard Linklater dirigiu e escreveu o roteiro, e o elenco inclui Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Lorelei Linklater e Ethan Hawke.
Por fim, agora você conhece os melhores filmes sobre pais e filhos. Então, qual você irá ver primeiro?