‘Divertida Mente 2’ chega na sua telinha: veja onde assistir e conheça seu enredo

O filme “Divertida Mente 2” da Disney e da Pixar chega ao Disney+ no dia 25 de setembro. Mas antes de conhecermos mais detalhes sobre o segundo filme, vamos relembrar o primeiro “Divertida Mente”.
Leia mais: Por que a bateria do seu celular dura tão pouco?
Conheça o enredo do primeiro filme para entender melhor o “Divertida Mente 2”
Riley é uma garotinha que, ao nascer, só sente alegria (por 33 segundos inteiros, como nos informa a nossa heroína principal, a Alegria). Logo em seguida, ela chora e surge a Tristeza. A partir daí, aparecem o Medo, a Raiva e o Nojo (especialmente em relação ao brócolis!).
A Alegria, porém, é otimista. Riley chega aos 7 anos. Ela é uma menina feliz com a mãe e o pai em sua casa em Minnesota. “O que pode dar errado?” Infelizmente, o pai precisa vender a casa e mudar a família para São Francisco.
Assim, Riley perde seus amigos, fica assustada com a nova escola e dentro de sua mente reina o caos. As emoções lutam para ver qual dominará e, num movimento desajeitado, Alegria e Tristeza são lançadas para fora do “centro de controle” (de onde vem o título americano “Inside Out”).
Ao entrar na pré-adolescência, Riley se depara com a apatia: ela não sente nem alegria, nem tristeza. Enquanto essas duas emoções opostas tentam trabalhar juntas e voltar ao controle, para que a menina não fique neutra ou furiosa, aprendemos o valor inestimável de cada aperto no coração e no estômago. Até a Tristeza nos ajuda, pois nos torna mais fortes.
Leia mais: A cena inicial de Lost é outra e a maioria dos fãs nem imaginava
Quais os sentimentos de Divertida Mente?
Divertida Mente é um mergulho nas cores das emoções, veja as que o filme envolve:
- Inveja: verde água.
- Ansiedade: laranja.
- Vergonha: rosa.
- Tédio: cinza.
- Nostalgia: marrom.
Como o diretor conseguiu o sucesso e qual é a meta do filme?
Pete Docter, diretor vencedor do Oscar pela amada animação da Pixar “Up: Altas Aventuras”, se inspirou em um curta de animação de 1943, “Reason and Emotion”. Esse projeto foi o mais exigente do estúdio e um grande desafio para ele.
Então, como você cria um filme para crianças que, com criatividade e simplicidade, explica as principais expressões da alma e da mente humana? Como você apresenta emoções, instintos, sonhos e pesadelos? Como, por exemplo, você visualiza a alegria misturada com tristeza? E como convencer os adultos de que isso pode ser feito sem parecer excessivamente gentil ou simplista? Para tudo isso, Pete Docter e sua equipe encontraram uma solução.
Com ideias brilhantes, humor, inteligência emocional, sinceridade e personagens que tornam o “monstro” dos medos infantis mais humano, eles deram cor às nossas inseguranças e temores. E assim eles conseguiram. Um excelente conto cinematográfico que pega as crianças pela mão e as ajuda a entender e amar o seu mundo interior – tudo o que acontece dentro e fora delas.
Leia mais: Whitney Houston retorna aos cinemas com show de 1994: veja a data!
Agora entenda mais “Divertida Mente 2”
“Divertida Mente 2” é a animação de maior bilheteria de todos os tempos, além de ser o filme que alcançou a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial mais rapidamente, sendo atualmente o oitavo filme de maior bilheteria na história global.
O filme “Divertida Mente 2” da Disney e Pixar volta à mente da jovem adolescente Riley, no momento em que o centro de controle é destruído para dar lugar a algo totalmente inesperado: Novas Emoções! Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo, que vinham mantendo as coisas em ordem, entram em pânico quando surge a Ansiedade. E parece que ela não vem sozinha. Para saber mais, só assistindo ao filme.
O filme chega aos cinemas sob a direção de Kelsey Mann, que faz sua estreia em longas de animação. No Brasil, Tatá Werneck dá voz à Ansiedade, Eli Ferreira ao Tédio, Gaby Milani à Inveja, Fernando Mendonça à Vergonha, Mia Melo à Alegria, Otaviano Costa ao Medo, Dani Calabresa ao Nojinho, Leo Jaime à Raiva e Katiuscia Conoro à Tristeza.
Você poderá assistir “Divertida Mente 2” (ou “Inside Out 2”) no serviço de streaming Disney+, onde o filme será lançado no dia 25 de setembro.
Ao todo, a animação terá 1h36min de duração. A continuação da franquia, além de sucesso em bilheteria, é até o momento a principal candidata na categoria de Melhor Animação do Oscar de 2025.