Qual é a diferença entre telas LCD e LED e qual vale a pena comprar?

Qual é a principal diferença entre os monitores LED e LCD? Quais são as vantagens e desvantagens de cada um? Vamos descobrir! Se você está lendo este artigo, provavelmente está considerando comprar uma televisão e se deparou com algo que a maioria das pessoas não entende bem: qual é a principal diferença entre telas LCD e LED?
Os televisores LED, por mais estranho que pareça, são essencialmente iguais aos televisores LCD, com uma única diferença!
Mas, antes de revelar as diferença entre telas LCD e LED, vamos analisar a filosofia geral de funcionamento de um televisor LCD, de forma simples e compreensível, para entender melhor o que abordamos a seguir.
Por trás da tela que vemos, há uma série de minúsculos cristais líquidos que “abrem e fecham”. Atrás deles, há feixes de luz. Assim, dependendo da abertura ou fechamento desses cristais líquidos, a luz passa ou não, formando a imagem.
Isso ocorre com uma velocidade enorme, então as imagens são formadas rapidamente e mudam muito rápido, permitindo que vejamos movimento de vídeo de forma natural. Claro, a tecnologia LCD é mais complexa, pois envolve cores e outros detalhes. No entanto, essa é a ideia geral da tecnologia LCD.
Leia mais: Fenômeno inexplicável é detectado nas Pirâmides do Egito por cientistas
E qual é a diferença entre TV LED e LCD?
A diferença entre telas LED e LCD é que a luz que ilumina os cristais líquidos não é produzida por lâmpadas CFL (como nas LCD), mas por LEDs pequenos e brilhantes.
Vantagens dos televisores LED
Confira a seguir as principais vantagens das TVs LED.
1. Melhor representação do preto e melhor contraste
Nas TVs LCD, o preto é representado simplesmente fechando os cristais e bloqueando a luz. Isso pode resultar em um preto escuro em vez de um preto absoluto. Nos LEDs, as áreas escuras têm os LEDs que ficam apagados ou diminuem a iluminação, resultando em um preto absoluto. Isso proporciona uma imagem mais “vibrante”, sem desbotamento visível, e uma melhor contraste, tornando a imagem ainda mais vívida.
2. Melhor representação das cores
Nas TVs LCD, a luz atrás dos cristais é branca e monótona. Nos LEDs, as lâmpadas LED podem emitir luz em RGB (Vermelho-Verde-Azul), permitindo criar as combinações de cores desejadas de forma mais precisa. Isso resulta em cores mais vivas.
3. Mais fina
Não estamos mais lidando com as grandes TVs CRT, então a diferença de tamanho não é tão significativa, mas as TVs LED são geralmente mais finas.
4. Vida útil mais longa
A iluminação CFL de uma TV LCD tem uma vida útil mais curta em comparação com os LEDs das TVs LED. Além disso, em uma LCD, a iluminação CFL gradualmente diminui com o tempo, resultando em uma imagem de menor qualidade.
Leia mais: 4 passos para criar o prompt perfeito no ChatGPT
Desvantagens dos televisores LED
Agora, aqui vão algumas desvantagens das TVs LED
1. Tecnologia nova
A vida útil e o desempenho a longo prazo das TVs LED são suposições dos fabricantes. Ninguém sabe exatamente quanto tempo uma TV LED pode durar ou quais problemas podem surgir após muitas horas de uso. Enquanto isso, as LCDs foram usadas por muitos anos e seu desempenho é bem conhecido.
2. Mais caros
Às vezes, não vale a pena comprar uma TV que pode custar até o dobro do preço de uma LCD. Para quem é muito exigente, sim, mas para uso comum, talvez não valha a pena. É melhor optar por uma LCD de boa qualidade.
Leia mais: Novidade da Anatel para você bloquear as ligações indesejadas de Telemarketing
Comprar TV LCD ou LED?
Pessoalmente, vejo as TVs LED como uma razão para comprar uma boa TV LCD. Por quê? Porque ajudaram a reduzir drasticamente os preços das TVs LCD, tornando uma boa oportunidade para comprar uma TV LCD grande e de qualidade a um ótimo preço.
Sem a competição das LEDs, as LCDs seriam significativamente mais caras. No entanto, se você não está com problemas financeiros e acha que vale a pena investir mais em uma TV, então vá para uma LED. Certamente, elas têm uma qualidade de imagem superior. Claro, não compre as LEDs mais baratas, mas invista um pouco mais para obter um modelo melhor.
Pessoalmente, para uma tela de computador que uso muitas horas, eu pagaria um preço mais alto (inclusive para assistir a filmes, etc.). Mas, para uma TV que não uso muito, se fosse pagar, pagaria menos. Então, depende das exigências de cada comprador! No entanto, não é por acaso que dizem: ‘Você recebe o que paga’. Embora isso nem sempre seja verdade! Por fim, pelo menos você sabe as diferenças e agora está mais confiante, após esse artigo, para escolher a melhor opção.
Leia mais: Black hat hackers: impactos e perigos de se envolver com eles