4 benefícios desconhecidos da cerveja para brindar à sua saúde

Você já ouviu falar sobre os benefícios da cerveja?
Pessoas em todo o mundo consomem cerveja há milhares de anos. A cerveja é uma bebida alcoólica popular, fabricada a partir da fermentação de malte, levedura, lúpulo e a adição de outros elementos aromáticos. Em comemoração ao Dia Internacional da Cerveja, que é celebrado todos os anos na primeira sexta-feira de agosto, procuramos e encontramos mais alguns motivos para desfrutar da nossa bebida favorita.
Leia mais: As melhores máquinas de expresso, segundo os consumidores
A cerveja tem nutrientes
A maioria dos tipos de cerveja contém entre 4-6% de álcool, mas pode variar de 0,5-40%. Embora a cerveja seja frequentemente considerada uma bebida com calorias vazias, ela contém alguns minerais e vitaminas.
Especificamente, um copo de cerveja (330 mL) contém:
- Calorias: 142
- Proteína: 1,5 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Carboidratos: 12 gramas
- Niacina: 8% da Ingestão Diária Recomendada (IDR)
- Vitamina B12: 3% da IDR
- Magnésio: 5% da IDR
- Fósforo: 4% da IDR
Da mesma forma, um copo de cerveja light contém:
- Calorias: 96
- Proteína: 0,8 gramas
- Gordura: 0 gramas
- Carboidratos: 5,6 gramas
- Niacina: 8% da IDR
- Vitamina B12: 3% da IDR
- Magnésio: 4% da IDR
- Fósforo: 3% da IDR
Além disso, ambos os tipos de cerveja contêm pequenas quantidades de potássio, cálcio, tiamina, ferro e zinco. A presença de vitaminas B e minerais resulta da produção da cerveja a partir de grãos e levedura.
A cerveja light tem aproximadamente dois terços das calorias da cerveja comum e um pouco menos de álcool. Embora a cerveja contenha pequenas quantidades de micronutrientes, ela não é uma boa fonte comparada a outros alimentos, como frutas e vegetais.
Leia mais: Só 5 euros! Receita de lentilhas gregas que alimenta toda a família
Benefícios da cerveja para a saúde
O consumo leve a moderado de cerveja pode estar associado a alguns benefícios para a saúde:
A cerveja pode beneficiar o coração
Vários estudos indicam que o consumo leve a moderado de álcool pode estar relacionado a um menor risco de doenças cardíacas. Um estudo descobriu que a ingestão moderada de cerveja – um copo para mulheres e dois para homens – melhorou as propriedades antioxidantes do colesterol HDL (bom).
Outra grande revisão mostrou que a ingestão baixa a moderada pode reduzir o risco de doenças cardíacas de maneira semelhante ao vinho. No entanto, é importante notar que esses possíveis benefícios estão relacionados apenas ao consumo leve a moderado. Por outro lado, o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco de doenças cardíacas e derrames.
Pode melhorar o controle do açúcar no sangue
Vários estudos descobriram que o consumo leve a moderado de álcool parece reduzir a resistência à insulina – um fator de risco para diabete – bem como o risco geral de desenvolver diabete tipo 2.
Além disso, um grande estudo associou a ingestão moderada de álcool – 14 bebidas por semana para homens e 9 para mulheres – a uma redução de 43% e 58% no risco de desenvolver diabete, respectivamente.
No entanto, o consumo excessivo e abusivo de álcool pode anular esses benefícios e aumentar significativamente o risco de diabete. É também importante notar que este possível benefício não se aplica a cervejas e outras bebidas alcoólicas que contêm altas quantidades de açúcar.
Pode ajudar na densidade óssea
O consumo baixo a moderado de cerveja pode estar associado a ossos mais fortes em homens e mulheres pós-menopáusicas.
Leia mais: 4 truques para hackear a sua mente e passar a amar se exercitar
Pode reduzir o risco de demência
O consumo leve a moderado de álcool pode reduzir o risco de demência. No entanto, o consumo excessivo de álcool pode aumentar o risco.
Beber ou não beber cerveja?
Por fim, os efeitos do consumo de cerveja na saúde são variados. Embora pequenas quantidades possam estar associadas a benefícios, o consumo excessivo de álcool está relacionado a efeitos negativos, como o aumento do risco de transtornos relacionados ao uso de álcool, depressão, doenças hepáticas e ganho de peso.
Então, embora o consumo de álcool possa oferecer alguns benefícios, é possível obter os mesmos resultados positivos mantendo uma dieta rica em nutrientes. Em comparação com a cerveja tradicional, a versão light contém quantidades semelhantes de vitaminas e minerais, mas com menos calorias e menos álcool, tornando-a uma opção melhor.