A ilha do Bob Esponja existe de verdade: veja onde ela fica

Você já assistiu ao desenho animado do Bob Esponja? Essa esponjinha que marcou a infância e a adolescência de muita gente, costumava viver em uma ilha com todos os seus amigos e desafios. Inclusive, para os fãs do desenho Bob Esponja Calça Quadrada, a icônica ilha com três palmeiras que aparece na abertura de cada episódio é uma imagem familiar e parte do imaginário de quem cresceu assistindo à série. No entanto, poucas pessoas sabem que essa ilha, que dá início às aventuras de Bob Esponja e seus amigos no fundo do mar, realmente existe na vida real — ou, pelo menos, parte dela. Mas, onde será que fica a ilha do Bob Esponja na vida real? É possível visitá-la? Descubra logo abaixo.
Leia mais: Qual é a posição ideal para a televisão? Os especialistas explicam
A ilha do Bob Esponja
Essa é uma novidade que empolga os fãs do desenho. Isso porque, de acordo com uma revelação feita por Steve Belfer, compositor da série e colaborador do criador Stephen Hillenburg, a inspiração para a famosa ilha veio de um lugar bastante inesperado. Mas, qual seria ele? Nada mais, nada menos do que a piscina da casa de Belfer.
Em um vídeo publicado no seu canal do YouTube, Belfer mostra os bastidores da criação do cenário. Segundo ele, Hillenburg passou horas observando a água, as sombras e os reflexos criados na superfície da piscina para capturar o movimento perfeito que vemos na abertura da série.
Inclusive, a filmagem do episódio piloto de Bob Esponja usou uma pequena ilha artificial que flutuava na água da piscina. O cenário ao fundo, com o pôr do sol e o céu pintado à mão, ajudou a compor a cena que virou uma marca registrada da série. Além disso, Belfer explicou que a sequência em que a câmera submerge na água também foi filmada ali, para capturar o movimento natural das bolhas, que seria utilizado como transição para o início dos episódios.
Leia mais: Conheça a da estátua que sai de dentro de um bueiro e o que ela significa
A Ilha do Bob Esponja existe mesmo?
Embora a própria ilha seja o cenário para a filmagem, muitos fãs estão curiosos para saber se existe uma ilha no mundo real semelhante à retratada no desenho animado. Pelo que sabemos, não houve confirmação da localização da ilha fictícia e, durante as filmagens da série, não houve indicação de que esta ilha tivesse uma localização específica.
No entanto, a “Fenda do Bikini” se relaciona a uma ilha, embora seja um lugar fictício no fundo do mar, referindo-se ao Atol de Bikini, um lugar natural no Pacífico. O atol foi usado para testes nucleares nas décadas de 1940 e 1950, e os fãs afirmam que o personagem Bob Esponja foi criado como resultado da decadência radioativa. Embora esta teoria não tenha sido oficialmente confirmada, ela adiciona mistério e emoção à série.
Leia mais: O Papiro de Berlim descoberto no Egito: veja o que estava escrito
É possível visitar a ilha do Bob Esponja?

Infelizmente, como visto na série, a Ilha do Bob Esponja não é física. Mas os fãs da série podem desfrutar de uma experiência envolvente no Nickelodeon Hotels and Resorts Punta Cana, na República Dominicana. Trata-se de uma réplica da casa do Bob Esponja, o famoso abacaxi subaquático, e oferece eventos temáticos inspirados na série. Enquanto estiver em ‘Casa Do Bob Esponja’, você poderá participar de eventos temáticos com personagens como Patrick e Sr. Siriguejo.
O resort também oferece pacotes especiais para famílias e fãs da série, os preços variam de acordo com a temporada e tipo de estadia. Assim, é uma forma de mergulhar no desenho e aumentar a sensação de estar na Fenda do Biquíni.
Leia mais: Microfone: como surgiu o aparelho que todos nós já usamos no ‘banho’?
Curiosidades sobre a ilha do Bob Esponja
A ideia de usar uma piscina para criar a sequência de abertura é um exemplo da atenção de Stephen Hillenburg aos detalhes. Antes de se tornar fotógrafo, Hillenburg era um biólogo marinho que sempre se interessou pela vida marinha e pela interação entre a luz e a sombra que ocorre na superfície da água. Assim, a escolha de uma piscina para a cena de abertura de Bob Esponja mostra o compromisso dos criadores em criar ambientes aquáticos com precisão, ainda que de forma simples e gráfica.
Além disso, a famosa música de abertura da série, com o pirata que pergunta “Are you ready, kids?“, foi gravada de forma improvisada. A combinação de elementos reais e fictícios é o que faz de Bob Esponja um desenho animado tão único, mesclando humor e aventura com referências do mundo real.
Leia mais: Por que o Lego é tão caro? Conheça os mais raros que existem!