Por que banheiros públicos do Japão viraram atração turística?

Você já escutou sobre o projeto dos banheiros públicos do Japão?
Isso mesmo, no coração de Tóquio, uma revolução arquitetônica está acontecendo onde menos se espera: nos banheiros públicos. Dezesseis arquitetos de renome internacional, incluindo mestres como Kengo Kuma, Tadao Ando, Shigeru Ban e Toyo Ito, uniram forças para transformar a ideia convencional de banheiros públicos em algo extraordinário. Com o Tokyo Toilet Project, esses visionários não só criaram espaços funcionais, mas também verdadeiras obras de arte que agora adornam Shibuya, um dos distritos mais movimentados e icônicos da capital japonesa.
Embora se trate de banheiros públicos e não de edifícios como óperas, bibliotecas ou museus, o resultado alcançado pelos arquitetos é extremamente bem-sucedido. Esses banheiros públicos, inclusive, serviram como cenário para o mais recente filme do renomado diretor alemão Wim Wenders, “Perfect Days”, que ganhou o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes de 2023.
Leia mais: De volta aos anos 90: afinal, o que é a ‘nova’ tendência dos Jorts?
Projeto dos banheiros públicos do Japão que são os mais bonitos do mundo

Os japoneses, conhecidos por suas ideias inovadoras em diversas áreas, decidiram impressionar também no campo da arquitetura. Nos últimos seis anos (2018-2024), os 16 famosos arquitetos, em sua maioria japoneses, materializaram o Tokyo Toilet Project. Criaram banheiros públicos high-tech, amigáveis ao uso e em harmonia com o ambiente natural ao redor.
Kengo Kuma, por exemplo, buscou mudar a percepção negativa sobre banheiros públicos, geralmente vistos como um mal necessário. Ele queria mostrar que esses espaços podem melhorar a imagem de uma área. Kuma criou uma pequena “vila” de casas de madeira que funcionam como banheiros em um grande parque no município de Shibuya.
Shibuya, o município mais movimentado e turístico de Tóquio, onde 2,4 milhões de pessoas atravessam diariamente a famosa interseção Shibuya Crossing, claramente precisava dessas instalações públicas. As novas instalações não só satisfazem essa necessidade, como também encantam moradores e visitantes, tornando-se até uma atração turística para os entusiastas da arquitetura.
Leia mais: Desumidificador: veja os benefícios e como pode facilitar sua vida
O impacto cultural e social do projeto

O objetivo do projeto era criar uma sociedade onde todos os tipos de diversidade fossem aceitos, começando pela construção de banheiros públicos. Essas 17 instalações são projetadas para serem usadas confortavelmente por todas as pessoas, independentemente de gênero, idade ou deficiência. A força do design e da criatividade dos 16 arquitetos mostrou o que uma nova sociedade pode alcançar.
Entre as criações, destaca-se o uso de vidro colorido por Shigeru Ban em vez de paredes, gerando curiosidade sobre a transparência das estruturas. Ban, o único arquiteto a projetar duas instalações distintas, escolheu locais fora de dois parques diferentes da cidade.
Quando os banheiros projetados por Ban – que é também vencedor do Prêmio Pritzker, o “Nobel” da Arquitetura – estão vazios, os vidros são transparentes e é possível ver o interior. No entanto, quando alguém tranca a porta por dentro, os vidros se tornam opacos, garantindo a privacidade.
Outro destaque é Tadao Ando, vencedor do Prêmio Pritzker, que projetou uma construção circular no parque Jingu-Dori, expressando a unidade do planeta. Ele afirmou que os seres humanos não são uma ilha isolada; coexistimos com a natureza como um só. Ao explorar o conceito de beleza e limpeza no Japão, Ando demonstrou como essas qualidades andam de mãos dadas.
Leia mais: Morar na Lua? NASA descobriu caverna na lua para habitação

Projeto dos banheiros públicos do Japão: uma nova era para a arquitetura pública
Koji Yanai idealizou e financiou o projeto em 2018, e a Nippon Foundation, em colaboração com o município de Shibuya, gerenciou sua implementação. A partir de abril de 2024, o município assumiu exclusivamente a gestão do projeto. A construção e o design dos banheiros ficaram a cargo da DAIWA HOUSE INDUSTRY CO., LTD, com a TOTO Co., Ltd, fornecendo consultoria sobre o equipamento e a disposição das instalações.
Esses banheiros ultramodernos oferecem diversos recursos, como vasos sanitários com equipamento de higiene pessoal embutido, áreas para cuidados com bebês, equipamentos para limpeza de colostomia, banheiros infantis e assentos para crianças. Em algumas instalações, os visitantes podem ativar equipamentos, como portas e descargas, por meio de comandos de voz. A manutenção é rigorosa, com limpeza simples realizada três vezes ao dia, limpeza mais profunda semanalmente e uma limpeza completa mensalmente.
Então, para Kengo Kuma, essas instalações são um verdadeiro hino à natureza humana. Ele acredita que a hospitalidade deve vir do coração e que esses banheiros representam a hospitalidade e a gentileza de uma nova era. Por fim, o sucesso do Tokyo Toilet Project serve como um poderoso lembrete de que a arquitetura pode, de fato, mudar o mundo – começando pelos lugares onde menos se espera.
Por fim, agora você sabe onde pode encontrar os banheiros públicos do Japão que são considerados os mais bonitos do mundo.