Quantos anos têm os gatos e cachorros em anos humanos? A ciência responde!

Se você não tem um pet, provavelmente pelo menos conhece alguém que tem um. E, você já se perguntou quantos anos têm os gatos e cachorros em anos “humanos”? Pois então, é sobre isso que falaremos hoje!
Antes de mais nada, é importante saber que por mais que a gente ame os nossos pets, eles dificilmente viverão a mesma quantidade e de anos que vivemos. Isso porque, eles têm expectativas de vida completamente diferentes. E isso não se aplica apenas aos nossos pets, se aplica aos animais em geral. Por exemplo, enquanto gatos e cachorros costumam viver até por volta de 14 – 20 anos, as baleias podem passar dos cem anos! Inclusive, já até falamos por aqui de um tubarão que vive tanto tempo que está sendo estudado como a possível chave para a longevidade. Já no caso dos seres humanos, alguns podem até passar dos cem anos. Porém, em geral, a expectativa de vida gira em torno dos 80 anos.
De qualquer forma, independentemente de qual animal você esteja falando, a curiosidade de converter os anos animais em anos humanos é algo que já está nas nossas mentes há um certo tempo. Então, vamos ao que interessa!
Leia mais: Céu dos pets: veja se animais reencarnam e se poderá ter seu pet de volta
Quantos anos os gatos e os cachorros têm em anos humanos?
Vamos entender primeiro o cálculo mais difundido. Ele é o mais comum e acredita-se que cada ano de vida de um cachorro corresponda a sete anos de um humano. Porém, a verdade é que esse cálculo provavelmente não é tão simples assim. Até porque ele não representa com exatidão a longevidade desses seres e não leva em consideração o real processo de envelhecimento desses animais. Por exemplo, é importante saber que nos primeiros anos de vida, a taxa de envelhecimento dos animais de estimação é muito mais rápida, reduzindo a sua velocidade ao longo dos anos.
Leia mais: Veja a múmia que existe no Brasil e a simulação da sua imagem real
Mas então, como fazer o cálculo para descobrir quantos anos os gatos e cachorros têm em anos humanos?

De acordo com a renomada revista Cell Systems, há um novo cálculo que leva em consideração a genética dos animais. Por meio de logaritmos, os cientistas chegaram a uma fórmula que mostra como as células dos cachorros refletem os impactos dos anos ao longo do tempo. Pode até não ser tão fácil, mas, aqui vai a fórmula para você entender.
Idade do cachorro em anos humanos = 16ln(idade do cão) + 31, sendo que ln é o logaritmo que mencionamos previamente.
Mas então, em termos práticos, considerando que a maioria dos cachorros vive até cerca de 14-15 anos, a correspondência seria mais ou menos a seguinte:
- 1 ano da idade do cachorro seriam 31 anos humanos
- 2 anos de idade do cachorro seriam 42 anos humanos
- 3 anos de idade do cachorro seriam 49 anos humanos
- 4 anos de idade do cachorro seriam 53 anos humanos
- 5 anos de idade do cachorro seriam 57 anos humanos
- 10 anos de idade do cachorro seriam 67 anos humanos
- 15 anos de idade do cachorro seriam 74 anos humanos.
Além disso, a expectativa de vida varia conforme o porte do animal. Assim, cães de pequeno porte (até 20 quilos) costumam viver mais do que cães de grande porte (acima de 50 quilos). Enquanto um cachorro pequeno pode chegar aos 15 ou 16 anos de idade, um cão de raça gigante, como o São Bernardo ou o Dogue Alemão, muitas vezes não passa dos 8 ou 9 anos.
Leia mais: Este é o gato que até os defensores animais condenam, veja a razão
E no caso dos gatos?
Mas, você pode estar se perguntando se o mesmo se aplica à idade dos gatos. E, a boa notícia é que a ciência também tem uma resposta para isso. Sendo assim, a iMedPub Journals também divulgou um estudo, mas nesse caso a respeito da correspondência dos anos dos gatos em anos humanos. Dessa forma, a conclusão foi a de que um gatinho de um ano de vida seria o correspondente a um humano de 16,6 anos. Porém, após um ano e meio de idade, o cálculo muda um pouco. Neste caso, aplica-se a fórmula:
Idade humana dos gatos = (4,1364 idade do gatinho) + 15.
Diferente do caso do cachorro, não há um logaritmo natural de multiplicação, seguindo então uma estrutura mais fixa e linear.
Ou seja, a correspondência ficaria mais ou menos assim:
- Um gato de 1 ano seria o mesmo que um humano de 16,6 anos
- Enquanto um gato de 2 anos seria o mesmo que um humano de 23 anos
- Já um gatinho de 3 anos, seria o mesmo que um humano de 27 anos
- Um gato de 5 anos seria como um humano de 35 anos
- Caso o gatinho tenha 10 anos, seria como ter 56 anos humanos
- E um gato de 15 anos corresponderia a um humano de 77 anos
Interessante?
Embora os gatos envelheçam mais lentamente que os cães após os primeiros anos de vida, eles podem viver por muito mais tempo. Por exemplo, gatos que vivem exclusivamente em ambientes internos, longe de perigos externos, podem atingir facilmente os 20 anos, o que seria equivalente a uma pessoa de cerca de 96 anos.
Portanto, já deu para ver que o envelhecimento animal é bem mais complexo do que imaginávamos no início! Porém, vale ressaltar que, apesar da existência dessas fórmulas, elas ainda podem sofrer adaptações. O importante é que, aos poucos, a ciência vem desvendando os segredos animais que tanto amamos nas nossas vidas.