Couro vegano: conheça o novo tecido amigo do ambiente que é feito de tomate

Você já ouviu falar sobre o novo tecido sustentável Tomatex? Se não, com certeza ficará surpreso se continuar a leitura.
Você sabia que, de acordo com uma pesquisa do Programa Ambiental das Nações Unidas e do Environment.co, a indústria da moda é responsável por cerca de 20% do consumo de água e por 10% das emissões de dióxido de carbono?
Leia mais: De volta aos anos 90: afinal, o que é a ‘nova’ tendência dos Jorts?
A indústria da moda e seu impacto ambiental
Agora você pode pensar: “Ok, e qual é o problema com isso? Não é algo tão grave.” No entanto, esse percentual é maior do que as emissões de carbono geradas pelos aviões em voos internacionais e pelos navios em suas rotas. Estamos falando de porcentagens que se referem às emissões de carbono em nível global.
Mas, o que isso significa? Que a indústria da moda é o segundo maior poluidor do planeta, e isso apenas com a criação de tecidos. A boa notícia sobre esses dados chocantes é que os desafios ambientais têm levado a novos esforços para reduzir a poluição, atualizar tecnologias e desenvolver soluções sustentáveis que minimizem o impacto negativo no meio ambiente.
Leia mais: Sarah Jessica Parker encerra sua marca de calçados: veja os valores e descontos
Novidades sustentáveis: o caso do couro vegano
Uma dessas novidades é a tendência para tecidos sustentáveis, como o couro vegano Tomatex. Muitas empresas estão, portanto, buscando a sustentabilidade com novos materiais e técnicas de produção de tecidos que não sobrecarregam o meio ambiente da mesma forma que tecidos como o algodão ou o denim e com tecidos sintéticos, como o poliéster.
Além do algodão orgânico e do poliéster reciclado (que é produzido até mesmo a partir de garrafas plásticas recicladas), nos últimos anos, novas versões de couros vêm chamando a atenção.
Portanto, o couro vegano está evoluindo constantemente, com métodos de fabricação que se baseiam em plantas e são tão avançados que oferecem o mesmo resultado que o couro verdadeiro.
Nesta lista de materiais de couro vegano à base de plantas, agora entra um novo: o Tomatex. Uma nova alternativa ao couro que transforma tanto na forma como é criado quanto no nome.
Leia mais: Você artista: passo a passo para criar imagens incríveis com a IA
O que é o Tomatex?
A Bioleather, uma empresa fundada em 2011 com o objetivo de vender apenas couros biológicos e com sede na Índia, anunciou recentemente a criação de um novo projeto de couro vegano, o Tomatex.
Embora não tenha o nome mais inovador, definitivamente tem interesse em relação à sua fabricação. No entanto, como se pode entender pelo nome, o Tomatex é um “vegan leather” a partir de tomates. Sim, você ouviu muito bem.
Então, isso significa que o produto ou material não contém poliuretano (PU) ou cloreto de polivinila (PVC), dois tipos de materiais sintéticos que a indústria utiliza muito, mas que podem ter impactos ambientais negativos.
De acordo com a Bioleather, o Tomatex é um material realmente diferente. Além disso, o que impressiona é o fato de que é tão durável quanto o couro verdadeiro, enquanto possui um acabamento ainda melhor.
Pritesh Mistry, o fundador da Bioleather, comentou sobre a novidade do Tomatex: “Estamos extremamente orgulhosos em apresentar esta alternativa ao couro à base de plantas e com tecnologia avançada. O Tomatex está na vanguarda das novidades sustentáveis. Assim, esse desenvolvimento confirma nosso compromisso com um futuro mais verde e responsável na indústria da moda.”
Além do nome um tanto inusitado, a Bioleather impressiona com essa tecnologia, que esperamos que marcas da moda também adotem nos próximos anos. Isso porque, o Tomatex é uma adição importante a uma lista de alternativas ao couro que foram inventadas nos últimos anos.
Leia mais: Por que banheiros públicos do Japão viraram atração turística?
O couro vegano está mostrando o caminho para a evolução na sustentabilidade
Por fim, o aumento dos couros alternativos e outros tecidos é impressionante e extremamente interessante para o futuro. Especialmente quando falamos sobre o couro, um material que tem sido associado ao luxo, estilo e status social. As marcas de moda e casas de alta costura são responsáveis, em grande parte, pelo uso do couro verdadeiro em roupas, e as novas tecnologias que se associam ao couro vegano dos últimos anos são uma evolução positiva que esperamos que mude a maneira como a indústria da moda opera há centenas de anos.
O aumento do “vegan leather cruelty-free” (couro vegano livre de crueldade), no entanto, é um marco na indústria dos tecidos. Embora muitas vezes seja chamado de couro “artificial” (o que é, de certa forma), as alternativas ao couro podem ser feitas em laboratórios, mas têm a mesma aparência e sensação do couro verdadeiro de animais. Existe, claro, a opinião controversa de que o couro vegano é prejudicial porque alguns têm base de plástico. No entanto, isso não se aplica ao Tomatex, que é biodegradável.